sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mau cheiro nos pés e axilas



O mau odor dos pés, é causado pelo desenvolvimento de bactérias que se multiplicam nos pés, quando os pés transpiram excessivamente; causando desta forma o mau cheiro, diga-se de passagem por vezes insuportável.
O outro odor desagradavel, é o das axilas. O homem tem as glândulas sudoríparas cuja secreção transporta gorduras e proteínas das células para o exterior do corpo. As glândulas apocrinas concentram-se em certas áreas peludas: nas axilas, na parte cabeluda da cabeça, e nas regiões umbilical, pubiana etc. A secreção das glândulas apocrinas, ou seja o suor é alimento para as bactérias que estão na epiderme, e os produtos do metabolismo excretados pela pele quando digeridas pelas bactérias, é que produzem o cheiro desagradável do suor.

Para evitar o problema dos pés:
-Após o banho, secar bem os pés e entre os dedos.
-Evitar calçados fechados no verão, pois aumentam a temperatura e a transpiração.
-Usar sapato com meias limpas.
-Usar meias de algodão que absorvem melhor o suor.
-Não ande descalço em pisos úmidos.
-Use seu próprio material para cortar as unhas, alicate, tesouras, lixas.
-Não use os mesmos sapatos todos os dias.
- Use talcos ou produtos específicos para os pés que ajudarão no controle do mau cheiro.
- Ao banhar-se tenha especial atenção com os pés, esfregue-os com uma bucha vegetal, com bastante sabonete liquido, preferencialmente sabonete liquido anti-bacteriano.

Para evitar o problema de mau cheiro nas axilas:
- Mantenha a depilação em dia, não só na axila.
- Preferencialmente, dois banhos ao dia, pela manhã e a noite.
- Use desodorante de qualidade, as vezes os desodorantes ‘sem perfume’ fazem mais efeito, do que os perfumados.
- Evite usar roupas de tecido sintético.
- Ao banhar-se tenha especial atenção com as axilas, esfregue-as com uma bucha vegetal, com bastante sabonete liquido, preferencialmente sabonete liquido anti-bacteriano.
- Não use talcos nas axilas, eles não resolvem o problema da transpiração e nem do mau odor, para alem de manchar suas roupas.
- Em caso de transpiração excessiva nas axilas, procure um dermatologista que lhe orientará melhor.
- Não use o perfume por cima da transpiração para disfarçar, o resultado disso será catastrófico, em caso de emergência( jantar, encontro de ultima hora), dirija-se ao WC e tente higienizar a região da axila com agua, para diminuir o cheiro. Tenha sempre em mãos o desodorante sem perfume, que poderá ser reaplicado durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário