quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Fios de diamante A onda agora são os diamantes feitos a partir de fios de cabelo

Por Clara Reis • 01/10/2009
fonte:msn mulher

Quando Marilyn Monroe cantou Diamonds Are a Girl's Best Friend (Diamantes são os melhores amigos de uma mulher) no filme Gentlemen Prefer Blondes (Os homens preferem as loiras) nem imaginava que tempos depois seria possível criar a tão desejada joia a partir de fios de cabelos. Isso mesmo, a onda agora é transformar as próprias madeixas (ou daquele alguém especial!) em joias one of a kind. Que tal?

Tal processo só é possível porque a queratina, uma das substâncias presentes na estrutura capilar, é composta por até 50% de carbono - material que constitui os diamantes. Bacana!

Passo a passo

O procedimento chamado HPHT (High Pressure, High Temperature) funciona assim: primeiro, o cabelo é levado a um forno especial em uma temperatura elevada para a extração do carbono. Depois o material adquirido é prensado até se transformar em uma pastilha de carbono, que mais tarde é submetida à pressão equivalente a 45 mil atmosferas e temperatura entre 1.500 °C / 1600 °C. O resultado? Um diamante com as mesmas características físicas, químicas e óticas de uma pedra extraída da natureza.

No Brasil, a Infinito Brilho é expert em usar a tecnologia para a produção das joias feitas com fio capilar. "As mechas de cabelo recolhidas dos clientes aqui são enviadas para a Espanha onde o processo de transformação e produção acontece", explica Elsen Russo, funcionária da empresa.

O tempo para a finalização do produto varia de acordo com o tamanho e a cor do diamante escolhido por cada cliente. "As peças levam de 90 a 120 dias para ficarem prontas. A cor da joia independe da cor do cabelo que serve apenas como matéria-prima. Se o cliente quiser pode até combinar mechas de duas ou mais pessoas na mesma peça. Depois é só escolher entre os tons incolor, champanhe e azul e o formato da lapidação", conta Elsen.


Detalhe: Depois de pronta, você decide se quer incrustar o diamante em alguma joia sua, colocá-la em um dos modelos oferecidos pela grife ou apenas levar a peça solitária de lembrança.

Curiosidades

Ludwig van Beethoven foi a primeira celebridade no mundo a ter uma joia feita a partir do cabelo. Ao todo, foram lapidados três diamantes com as mechas do compositor erudito alemão. Detalhe: a ideia era que uma das peças fosse leiloada no site eBay pelo significativo valor de US$ 1 milhão e o dinheiro arrecadado usado para ajudar crianças carentes no mundo.

No Brasil, o Rei Pelé entrou na "brincadeira" e cortou o cabelo para presentear a mãe com a joia pessoal. As atrizes Deborah Secco e Ana Furtado doaram mechas e as joias fabricadas foram leiloados para ajudar o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). Enquanto isso, nos Estados Unidos, a empresa americana Life Gem anunciou que fará um diamante a partir do cabelo do Michael Jackson (guardado pelo empresário do cantor depois do acidente que colocou fogo na cabeça do pop star na gravação do anúncio da Pepsi, em 1984).

Nenhum comentário:

Postar um comentário