fonte:msn mulher
Quando Marilyn Monroe cantou Diamonds Are a Girl's Best Friend (Diamantes são os melhores amigos de uma mulher) no filme Gentlemen Prefer Blondes (Os homens preferem as loiras) nem imaginava que tempos depois seria possível criar a tão desejada joia a partir de fios de cabelos. Isso mesmo, a onda agora é transformar as próprias madeixas (ou daquele alguém especial!) em joias one of a kind. Que tal?
Tal processo só é possível porque a queratina, uma das substâncias presentes na estrutura capilar, é composta por até 50% de carbono - material que constitui os diamantes. Bacana!
Passo a passo
O procedimento chamado HPHT (High Pressure, High Temperature) funciona assim: primeiro, o cabelo é levado a um forno especial em uma temperatura elevada para a extração do carbono. Depois o material adquirido é prensado até se transformar em uma pastilha de carbono, que mais tarde é submetida à pressão equivalente a 45 mil atmosferas e temperatura entre 1.500 °C / 1600 °C. O resultado? Um diamante com as mesmas características físicas, químicas e óticas de uma pedra extraída da natureza.
No Brasil, a Infinito Brilho é expert em usar a tecnologia para a produção das joias feitas com fio capilar. "As mechas de cabelo recolhidas dos clientes aqui são enviadas para a Espanha onde o processo de transformação e produção acontece", explica Elsen Russo, funcionária da empresa.
O tempo para a finalização do produto varia de acordo com o tamanho e a cor do diamante escolhido por cada cliente. "As peças levam de 90 a 120 dias para ficarem prontas. A cor da joia independe da cor do cabelo que serve apenas como matéria-prima. Se o cliente quiser pode até combinar mechas de duas ou mais pessoas na mesma peça. Depois é só escolher entre os tons incolor, champanhe e azul e o formato da lapidação", conta Elsen.
Detalhe: Depois de pronta, você decide se quer incrustar o diamante em alguma joia sua, colocá-la em um dos modelos oferecidos pela grife ou apenas levar a peça solitária de lembrança.
Curiosidades
Ludwig van Beethoven foi a primeira celebridade no mundo a ter uma joia feita a partir do cabelo. Ao todo, foram lapidados três diamantes com as mechas do compositor erudito alemão. Detalhe: a ideia era que uma das peças fosse leiloada no site eBay pelo significativo valor de US$ 1 milhão e o dinheiro arrecadado usado para ajudar crianças carentes no mundo.
No Brasil, o Rei Pelé entrou na "brincadeira" e cortou o cabelo para presentear a mãe com a joia pessoal. As atrizes Deborah Secco e Ana Furtado doaram mechas e as joias fabricadas foram leiloados para ajudar o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). Enquanto isso, nos Estados Unidos, a empresa americana Life Gem anunciou que fará um diamante a partir do cabelo do Michael Jackson (guardado pelo empresário do cantor depois do acidente que colocou fogo na cabeça do pop star na gravação do anúncio da Pepsi, em 1984).